ULTIMAS NOTICIAS

MELANOMA: SAIBA SE VOCÊ TEM ESSA 'PINTA' NO CORPO


Diagnóstico do melanoma requer análise detalhada de especialista

Segunda, 24 de Novembro de 2014
Além da observação de características da pinta, exames precisam ser feitos.

A desconfiança de que uma lesão seja melanoma, ocorre pela análise clínica da lesão. Usando a regra do ABCD para ajudar a fechar o diagnóstico. No geral, é preciso que a pinta apresente alguma dessas quatro característica para ser suspeita:

A- Assimétricas
B- Bordas irregulares
C- Coloração variada
D- Diâmetro de dois ou mais centímetros

Além disso, também são importantes informações sobre o aparecimento da lesão e dados sobre a saúde e família do indivíduo acometido. Quando alguém na família já tem ou teve melanoma é uma informação que pesa muito para o risco do paciente. Uma pessoa que já teve ou cuja mãe ou parente próximo já teve melanoma é uma pessoa cujo risco é muito aumentado.

Lesões que repetidamente aumentam, escurecem, mudam de cor, inflama, ulceram, sangram ou apresentam qualquer mudança brusca, também são dados significativos para diagnosticar o melanoma.

Pessoas mais claras, com olhos claros, cabelos claros, com câncer de pele na família, que tiveram queimaduras frequentes e graves pelo sol, devem estar atentas e procurar ajuda médica e especializada para o diagnóstico precoce da lesão.

O diagnóstico definitivo do melanoma é fechado pela biópsia ou exame histopatológico da lesão, que é através de visualização das células malignas. O exame deve descrever as células e, além disso, dar informações sobre a profundidade da lesão.

O exame de dermatoscopia também auxilia no diagnóstico, ele pode fornecer mais dados a respeito da lesão que irão compor informações para o resultado final. Esse exame é feito com um aparelho chamado dermatoscópio, que é um aparelho normal com uma lente especial que melhora a visualização da lesão. O dermatologista tem formação para reconhecer esses sinais e fazer um diagnóstico mais preciso.

As lesões assimétricas com borda irregular, cores variadas e mais que 0,6 cm, são mais suspeitas e vão nortear o pedido do exame histopatológico.

O melanoma pode ser amelanótico que significa não ter cor e nesse caso pode ser confundido com outros tumores de pele, como carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. Ele pode ser confundido com o carcinoma basocelular quando este é pigmentado e com outros tumores, como sarcomas, como o sarcoma de Kaposi e também com lesões pré malignas, como os nevos displásicos, que são pintas com sinais suspeitos, mas que não são melanoma.

O melanoma é o mais grave dos cânceres cutâneos e que quando diagnosticado precocemente pode ser retirado com grandes chances de cura total. No entanto, quando não é retirada a tempo de evitar a metástase leva a vários comprometimentos, inclusive a morte.



Minha Vida

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T